SIMPÓSIO
Instituto Tarcisio Michelon realiza 5ª edição do Simpósio Internacional de Escultores
Em janeiro, um dos maiores eventos do gênero, no mundo, reunirá dez artistas de diversos países

A Secretaria de Estado de Cultura apresenta o 5º Simpósio Internacional de Escultores, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul. Uma oportunidade para conhecer o trabalho de escultores, internacionais e nacionais, e o andamento de criação das obras que serão expostas no Parque Domadores de Pedra.

O simpósio confirmou a participação de 10 escultores, que desembarcam na Serra Gaúcha, durante o mês de janeiro. O público poderá acompanhar, de perto, todo o trabalho entre os dias 09 e 31 de janeiro, no Hotel Dall'Onder. O simpósio irá trazer 10 escultores de países estrangeiros para Serra Gaúcha. O público poderá acompanhar, de perto, todo o trabalho no Hotel Dall'Onder, com visitação aberta ao público para vivenciar a arte.

Os escultores Aldo Shiroma Uza (Peru), Tamas Baraz (Hungria), Gemma Domingues Guerra (Costa Rica), Paul’s Jaunsems (Letônia), Bahadır Çolak (Turquia), Yoshin Ogata (Japão), Baku Inoue (Japão), Mauricio Guajardo (Chile), Jhon Gogaberishvili (Georgia) e Mauri Menegotto (Brasil), produzirão ao ar livre, em bloco de pedra de basalto de grande porte. O evento tem a curadoria do turco Kemal Tufan e as obras estarão dispostas na Rua Dr. Rolando Gudde, no bairro Planalto.

Criar um museu de arte a céu aberto é uma das propostas do simpósio. O objetivo, através do evento, é incentivar a escultura no Estado e no Brasil, deixando as marcas de diferentes culturas, ideias e sentimentos estampadas para visitação aberta ao público.

Durante o 5º Simpósio Internacional de Escultores, os públicos têm a oportunidade de acompanhar de perto os estágios de criação das obras, conhecer a bagagem artística dos escultores, interagindo com eles, propiciando uma troca de olhares sobre a arte de esculpir em basalto.

Esse é um dos poucos eventos, se não o único do país, que permite à comunidade apreciar as etapas do desenvolvimento de uma escultura. Alunos do ensino fundamental e médio, além do nível universitário, têm acesso especial com visitas guiadas, visando formar público qualificado para as artes a partir dessa vivência.
Além deste público, o simpósio receberá artistas e comunidade, buscando integrar e inspirar, tanto em novas produções artísticas, quanto no desenvolvimento do interesse por novas formas de arte, tal qual sua valorização.
A ação é uma realização do Instituto Tarcísio Michelon e Parque Internacional de Esculturas Domadores de Pedra, que conta com a direção e coordenação de Ângela Martins. O 5º Simpósio Internacional de Escultores conta com patrocínio de Imobras, Kidelizz Confeitaria, Dell Anno, Imotech Inovação e Tecnologia e financiamento do Sistema Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Cultura.